SAUDAÇÕES


BEM VINDOS AO ALTOS PAPOS EDUCATIVOS

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O desafio de um professor – Um olhar sobre o filme Ao Mestre com carinho

O filme ao mestre com carinho mostra como o educador pode contribuir na boa formação de seus alunos.
Desde o início, o filme destaca como é difícil a trajetória de um profissional da educação, mas deixa exemplo de que é preciso muita determinação, boa vontade, interesse e até mesmo bom senso para romper paradigmas, modificar posturas tradicionais que muitas vezes são ineficazes e causam apatia.
Em Ao mestre com carinho é brilhante o modo como o professor, protagonizado pelo ator Sidney Pottier mostra como é possível ajudar jovens apáticos, que pertencem às camadas desfavorecidas da população.
É interessante destacar que Mark, o personagem vivido pelo professor na verdade não é professor, por isso ele não estava submetido a padrões de comportamento esperado de professores: não fala mal de alunos, não reclama do salário, não toma educação como um fim e por ser um profissional do “mundo externo” à escola, ele pode ver a escola como um meio, preparando os alunos para vida.
O docente percebe que em sua classe os adolescentes são rebeldes, estão desestimulados justamente porque vêem à sua frente paisagens áridas, sem cor, falta de perspectivas positivas, muitos têm como herança famílias desestruturadas, lares destruídos, infância traumática. Todas as experiências negativas marcaram estes jovens, deixando-os sem brilho, sem energia e disposição, é como se estivessem desencantados, adormecidos, impossibilitados de sonhar, é aí que entra a figura do professor: ele consegue ajudá-los a sonhar, a transformar suas vidas, a acreditarem em si mesmos.
Na verdade notamos que há uma troca entre professor e alunos, pois inicialmente Mark estava lecionando somente por falta de opção, mas depois, ele descobre que ser professor é algo grandioso, pois sente que tem o poder de transformar, de modificar atitudes, posturas e vê que todo esse processo é algo recompensador, embora seja um grande desafio. Já para os alunos a relação é baseada primeiramente no modelo, ou seja, o professor é quase um ícone de adoração, que no filme vai se confirmar no caso da aluna que até mesmo se apaixona pelo professor. Além disso, os alunos aprendem como expressar seus sentimentos, suas emoções, têm uma verdadeira lição de amor, respeito, consideração e isto é demonstrado no enterro da mãe de um colega, quando a turma compra uma coroa e leva-a no enterro, mesmo sabendo que não era bem visto um homem ou mulher dar atenção a famílias em que há mistura racial.
A turma mostra ao professor seus sentimentos, sua capacidade de mudança, ensina-o dançar, controlar seus impulsos, ser paciente, ter coragem para mudar.
Enfim o filme ao mestre com carinho é uma bela lição para os professores, pois nos mostra entre outras coisas, que o processo de ensino aprendizagem há sempre uma troca entre docentes e discentes.
O professor busca entender os anseios dos alunos por meio de perguntas, “pensar certo implica a existência de sujeitos que pensam mediados por objeto ou objetos que incide o próprio pensar dos sujeitos” (Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire) O objeto vem a ser os alunos que permitem ao professor repensar sua prática docente. Porque ele viu que naquele cenário eles precisavam muito mais do que meros conteúdos curriculares, já que a realidade vivida por esses jovens era marcada por falta de expectativa, cheia de preconceitos e sem valores sociais.

2 comentários:

  1. Aunque la película sea muy antigua la temática es muy actual. Muchas veces la música de esa película nos hizo llorar en las homenajes de conclusión de curso de nuestros alumnos. Siempre dejan un poco de ellos en nosotros y llevan un poco de nosotros en ellos.Esa película presenta bien esa paradoja que vivimos en nuestra profesión.La búsqueda incansable y muchas veces estéril para seducirlos en nuestra enseñanza,que en lo final nosotros somos los seducidos.Y es en ese momento de la música de esa película, que nos quedamos con lágrimas en los ojos, una mescla de alegría y tristeza.
    Gorete

    ResponderExcluir
  2. Nos encantaron los apuntes que hicieron sobre la película. Ésa es muy rica en contenido. Nos preguntamos si a todos los profesores, en esa situación, reaccionarían de la misma manera. La realidad de un profesor de hoy es muy atareada ya que es el que tiene que cumplir horarios, cumplir con los contenidos anuales, planear las evaluaciones de acuerdo con lo que exige la escuela... ADEMÁS de ser psicólogos, padres, artistas, médicos...
    Pensamos que asistir a estos tipos de pelis nos fortalece como educadores para que sigamos creyendo en nuestros valores y que podemos cambiar la vida de nuestros alumnos.

    ResponderExcluir