SAUDAÇÕES


BEM VINDOS AO ALTOS PAPOS EDUCATIVOS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A importância da ética

A ética é uma palavra pequena,porém carregada de significado. Esta palavra com apenas 5 letras é forte para alguns, perigosa para outros e irrelevante para àqueles que desconhecem a abrangência do seu significado.
Hoje, podemos dizer que para cada segmento da sociedade há uma definição para ética. Por exemplo, um técnico pode se referir a um jogador omisso de suas obrigações que ele faltou com a ética, uma vez que, ele não teve consciência e nem responsabilidade no exercício de suas atividades. Em outra situação podemos dizer que uma diretora faltou com a ética ao chamar à atenção de um( a) professor(a) na frente de outros.
Grandes pensadores, estudiosos e intelectuais foram além do mero significado denotativo da ética. Tais homens mensuram a importância da ética na vida de cada indivíduo, em outras palavras, deram a ela o grau de destaque que ela deve assumir na vida de cada cidadão.
Dentre os filósofos podemos destacar Aristóteles e Platão que muito contribuíram com seus estudos sobre a ética.
A ética faz do homem um ser humano melhor, isso porque quem é ético age com amor, justiça, sabedoria, bondade, qualidades que se enquadram na definição da própria palavra: ciência da moral.
Ao debruçar sob a ótica de Gabriel Chalita, educador, escritor e palestrante renomado acredito assim como ele que a ética pode ser desmembrada em dez mandamentos, os quais contribuem para uma refinação, uma maior polidez nas posturas humanas frente a qualquer tipo de ambiente.
Sem dúvida um homem ético é mais amigável, mais confiável, mais sábio, mais consciente e responsável, embora não deixe de ser imperfeito, mas o que importa é reconhecermos nossas fraquezas e nos empenharmos em cultivar boas maneiras que afinal de contas não está fora de moda e já que ética é sinônimo de boas maneiras, estaremos agindo eticamente.

Um comentário:

  1. Yo creo que la etica es la base de nuestra profesión.
    Alessandra Andrade.

    ResponderExcluir